sábado, 14 de janeiro de 2012

A tentação mora ao lado?


" Quando acordou estava em uma casa desconhecida e a seu lado, a mulher com quem saíra na noite anterior. Levantou-se e rapidamente se vestiu. Foi embora sem despedidas, carregando nas mãos um lenço que caíra do bolso da frente do paletó e na consciência, o remorso de não ter cumprido a promessa feita a sua esposa. Agora não sabia como iria explicar isso."

As pessoas estão sujeitas todo o tempo ao que costumamos chamar pecado. O pecado, por sua vez, é precedido do que chamamos tentação. Tentação “é uma situação em que a vontade tem que eleger entre duas opções, e sabe que uma opção é boa e outra má, mas se sente atraído a escolher a má”. Não temos aqui uma questão de inteligência, pois se não houvesse conhecimento de que essa opção é errada, pecar-se-ia por ignorância, e portanto, não se pecaria. Para pecar deve existir consciência de que o que está sendo escolhido é errado. “Não existe pecado sem má consciência”. Outro pré-requisito para o pecado é a nossa capacidade de escolher, ou seja, nosso livre arbítrio. Por quê? Veja bem, se nós não tivéssemos a capacidade de oferecer resistência ao pecado, ele seria nossa única opção, portanto, também não seria pecado, mas o único que poderia ser feito naquele momento. É pecado por que podemos escolher, e nós escolhemos o que queremos. Ou não somos donos de nossas próprias decisões?

Mas... a carne é fraca, a alma é safada e o diabo ainda tenta... (como diria Caio Fernando Abreu).

De fato, que a carne é fraca todos sabemos, e é Palavra (Mt 26, 41), existem inúmeras tentações que provém do nosso interior, não necessitamos de ninguém para sermos tentados. “Basta a liberdade para poder usá-la mal”. Também é Palavra que o demônio tenta (I Pd 5, 8). O que deve ficar bem claro é que, sempre, diante de uma tentação existe a possibilidade de sairmos dela, uma vez que nem o demônio é capaz de alterar a nossa vontade própria. “O demônio pode introduzir pensamentos, imagens ou recordações, mas não pode introduzir-se em nossa vontade”.

Portanto, meus caros, cuidemos de nossos corações, pois a tentação mora ao lado, mas também habita em nós. Peçamos de Deus a força para resistir a ela todas as vezes em que bater a nossa porta.


E lembremos: “Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação, ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela” (I Cor 10, 13b).

E que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas nos livre do mal.
Amém.
Rafaelly Oliveira.

O conteúdo formativo desta postagem foi retirado de : 
FORTEA, José Antônio. SVMMA DAEMONICA, tratado de demonología y manual de exorcistas. Editorial Dos Latidos, 2004.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Poste o seu comentário para fomentar a discussão... No entanto, evite palavras grosseiras ou expressões desafinadas! Seu comentário será moderado!