quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Questão 11 - E as riquezas do Vaticano?


Muitos se perguntam sobre a igreja católica e a "riqueza" presente em "seus muros". Se perguntam se a igreja, no Vaticano, não faria melhor distribuindo seus bens entre os pobres na intenção de saciar a fome no mundo... Nada melhor do que a própria igreja, para responder a essa questão. Assista ao vídeo do Pe. Paulo Ricardo sobre as riquezas do vaticano:


Além da questão sobre o "ouro presente no Vaticano", é comum ouvir pessoas fazendo a seguinte acusação à Igreja de Jesus e ao Santo Padre:

ACUSAÇÃO : Jesus nasceu pobre na gruta de Belém. Por que o Papa, em Roma , vive no rico palácio do Vaticano ao lado da rica basílica de São Pedro ?

Para responder essa questão, recorremos ao livro: RESPOSTAS DA BÍBLIA AS ACUSAÇÕES DOS "CRENTES" CONTRA A IGREJA CATÓLICA de autoria de Pe. Vicente, SVD, encontrando a seguinte resposta:


"RESPOSTA : Numa parábola ( Mt 13,31-32 ) Jesus compara a sua Igreja ( o Reino dos céus ) com o grão de mostarda, que semeado cresceu e tornou-se grande árvore, e seus ramos aninharam-se aves vindas de toda parte.
Assim na vida de Jesus, esta sementinha da Igreja, era constituída apenas da Sagrada Família ; depois de 12 Apóstolos, discípulos e santas mulheres. Jesus andava com eles e ensinava o povo à beira do lago ou nos montes. Jesus não precisava de casa nem de dinheiro. Para o culto divino e público Jesus se servia de sinagogas e do magnífico templo de Jerusalém. Nunca proferiu um só palavra contra a riqueza e beleza do templo de Deus! - Ao contrário, com energia expulsou os profanadores (Mt 21,22) e (Mc 12,42).
Quando este Reino de Cristo (sua igreja) tornou-se uma "grande árvore", abrigando quase um bilhão de pássaros (= fiéis católicos), esta mesma igreja necessita de muitos e grandes templos para o culto divino, e muitos edifícios para a propagação e administração deste Reino de Deus visível na terra.
Como no Governo, há prefeitos com prefeituras, presidente com palácios federais em Brasília, assim na Igreja há Bispos e párocos com igrejas e suas moradas. E há um Papa que preside toda Igreja. Dos departamentos de Vaticano com seus auxiliares, administra a Igreja de Cristo, residindo ali num modesto apartamento.
Além disso, os prefeitos, os governadores e presidentes cada um tem sua esposa e filhos, casas e propriedades, e quando morrem, deixam geralmente para os filhos e netos considerável heranças. O mesmo o fazem os pastores de seitas cristãs. O Papa, porém, a exemplo de Jesus, não tem para si nem mulher nem propriedade nenhuma. E quando morre, deixa apenas o bom exemplo e os ensinamentos para todos. Vive e morre pobre como Jesus."
Enfim, é preciso ter sempre em mente que a Igreja é milenar e que muitos de seus patrimônios, como dito no vídeo acima, são patrimônios da humanidade E NÃO ESTÃO À VENDA. Faz-se necessário entender que a igreja é universal e muitas campanhas de ajuda aos pobres, orfanatos, hospitais, escolas... são patrocinadas pela igreja o que, de certa forma, não permite acúmulo de bens à Igreja. 

Abraço!
Deus te proteja!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Poste o seu comentário para fomentar a discussão... No entanto, evite palavras grosseiras ou expressões desafinadas! Seu comentário será moderado!