domingo, 25 de dezembro de 2011

Questão 1 - Veneração de Imagens


ACUSAÇÃO : Os católicos praticam a idolatria, fazendo e adorando imagens, o que Deus proíbe na Bíblia, dizendo : "Não farás para ti escultura alguma do que está nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra" ( Ex 20,4 ) .


RESPOSTA : O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e coloca-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ) . Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Nm 21,8-9 ). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ), etc.


Seria uma grande blasfêmia desses "crentes" (entenda bem o leito, não encarar como ironia! Aqui se refere a "protestante") considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no ouro lugar o teria proibido ! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los - como o faziam os vizinhos pagãos, - mas Ele não proíbe fazer outras imagens.

Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto : "Eu sou o Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que ( daqueles falsos deuses, que na errada imaginação dos pagãos ) está em cima nos céus, ou debaixo sobre a terra, ou nas águas, de baixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, ( à imitação dos pagãos ) ( Ex 20,2-5 ). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. "Não adores nenhum outro deus" ( Ex 34,14 ) ou "Não farás para ti deuses fundidos " ( Ex. 34-17 ) .

Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, e legaram , para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de Verônica, e no sudário sepulcral, guardado em Turim na Itália.


Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, Via Sacra, de Jesus crucificado e dos santos são o único "livro" que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale, ainda hoje, para milhões de pessoas.

O sentido da veneração das imagens, segundo a tradição dos apóstolos, está resumido nesta bênção de imagens, do Ritual Católico:


"Deus eterno e Todo-Poderoso, não reprovais a escultura ou pintura das imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoeis e santifiqueis esta(s) imagem(ns), feita para recordar e honrar o vosso Filho Unigênito e nosso Senhor Jesus Cristo (ou : o(s) Santo(s) NN. Concebei a todos os que diante dela(s) desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito (ou : o(s) Santo(s) NN.), que por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e no futuro, a glória eterna. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém ".

FONTE: RESPOSTAS DA BÍBLIA AS ACUSAÇÕES DOS "CRENTES" CONTRA A IGREJA CATÓLICA autoria de Pe. Vicente, SVD.

10 comentários:

  1. So não entendo tom pejorativo com as religiões evangélicas, usando o termo "Crente" de forma pejorativa.
    Como no comentário acima se fala em incoerência, vamos nos ater a esse termo, então não seria uma incoerência de uma igreja que se diz pregar a união ter um discursos tão separatista e revanchista?
    Acredito que a crença é uma opção individual do cidadão e cabe a ele acreditar no que la parece mais coerente, mas em fim não seguindo o exemplo que do caro colega não tenho intenção de criticar a igreja católica, pois as criticas são cobre crenças e praticas religiosas tendo a bíblia como objeto norteador e não contra a instituição IGREJA CATÓLICA.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo. Primeiramente não há intenção, nessa postagem de agredir religião alguma, muito menos alguma religião protestante (isso se o seu termo "evangélicas" estiver se referindo ao protestantismo). Em segundo lugar não há discurso separatista haja vista que a mesma postagem se trata de uma resposta à acusação do batismo católico ser inválido. Nós católicos não temos o direito de pregar de maneira separatista em relação a outras denominações cristãs pelo fato de Jesus ter-nos proibido (Cf. Lc 9,50). Em terceiro lugar, concordo contigo no fato de que a crença é individual, pois ao "céu" (se pensamos no cristianismo) se vai sozinho. Gostaria de ressaltar a intenção da postagem: Remover a dúvida sobre o batismo católico. Outra coisa, as "" na palavra 'crente' chamam a atenção do leitor para entender bem a colocação do verbete no contexto da redação como um todo. EM NENHUM MOMENTO DEVERÁ O LEITOR ENCARAR O TERMO "CRENTE" COM IRONIA OU DE FORMA PEJORATIVA.

    Grande abraço!

    Deus te proteja!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ewerton!
    Por causa dessa questão (Veneração de imagens), já me vi em algumas situações difíceis com pessoas de outras religiões e por isso gostei muito do esclarecimento.
    Gostaria de acrescentar à sua postagem um link da canção nova que fala sobre a diferença entre "Adoração e Veneração": http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=5021&id=
    Segundo o autor,
    Adorar = Prestar culto a...
    Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...
    “A adoração ocorre quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Se você pegar o Antigo Testamento, vai encontrar várias passagens bíblicas que mostram que quando os judeus iam adorar, ofereciam algum animal em sacrifício a Deus. Esse tipo de sacrifício é conhecido como “sacrifício cruento”, ou seja, com derramamento de sangue. Ao morrer por nós, na Cruz, Jesus se ofereceu em sacrifício por nós. Ofereceu sua Carne e o seu Sangue. Por isso, o chamamos de Cordeiro de Deus. Na celebração da santa Missa, nós renovamos (tornamos novo) esse sacrifício. Porém, no momento da Celebração Eucarística há o “sacrifício incruento”, ou seja, sem derramamento de sangue.
    Quando adoramos o Santíssimo Sacramento, adoramos o próprio Corpo de Cristo, e o fazemos somente em virtude do santo sacrifício da santa Missa, por meio do qual o pão se transforma no Corpo de Cristo e o Vinho se transforma no Sangue de Nosso Senhor. É por isso que, muitas vezes, ouvimos a Igreja nos dizer que o maior culto de adoração é a santa Missa. Não existe adoração sem sacrifício.
    Já a veneração é semelhante àquilo que os filhos têm para com os pais, quando pedem algo a estes, elogiando-os, agradecendo-os... Fazem isso porque admiram, respeitam e amam os pais." “
    Essa veneração é a que nós católicos temos (devemos ter) com os santos mártires, pois foram pessoas de grandes virtudes e merecem ser lembradas e respeitadas.
    Assim como guardamos fotografias de um ente querido que se foi, mas que teve grande significado em nossa vida, também podemos guardar imagens daqueles que foram tão importantes em nossa história. Principalmente se considerarmos que naquele tempo não existia fotografia.

    ResponderExcluir
  4. Poi é, sua iniciativa de tentar esclarecer alguns pontos para a comunidade católica, apesar de não concordar com as suas colocações e achar a defesa pouco convincente ( Minha opinião pessoal, não querendo ofender ou algo desse tipo ).
    E quanto ao termo usado "Crente" todos nos somos, não so os membros de religiões protestantes, afinal todos cremos em Deus, não é isso!
    e como vc disse no céu se vai sozinho, e caba a cada um ler, interpretar e seguir pois como a própria bíblia diz Fé sem obras é inútil.
    Por isso continuo dizendo que exalto a iniciativa de esclarecer pontos de crença de sua comunidade, mas como para isso não é necessário fazer isso direcionado a outros cristãos. Digo isso porque venho notando esse tom "Agressivo" não so em seu blog, mas em diversos outros textos na internet.

    No mais grande abraço pra ti. e continuo dizendo que acho louvável tua iniciativa, fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo, vc poderia esclarecer o por quê de achar a defesa pouco convincente? Obrigado por comentar e participar do blog! Sugira postagens!

    Abraço,
    Deus nos proteja!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por agregar valor à postagem, Fabiana Lisboa! Continue estudando a palavra do Senhor!

    Deus nos abençoe e proteja!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caro Ewertom respondendo aos seu questionamento sobre ser convincente a argumentação, abaixo segue um texto que aborda o tema de uma forma parecida com meu pensamento sobre o tema.


    A Bíblia é absolutamente clara ao dizer que devemos adorar somente a Deus. As únicas ocorrências na Bíblia de alguém, além de Deus, recebendo adoração, são em relação a falsos deuses, que são Satanás e seus demônios. Todos os seguidores do Senhor Deus rejeitam adoração a eles dirigida. Pedro e os apóstolos se recusaram a ser adorados (Atos 10:25-26; 14:13-14). Os santos anjos se recusaram a ser adorados (Apocalipse 19:10; 22-9). A resposta é sempre a mesma: “Adora a Deus!”

    Os católicos romanos tentam “fazer vista grossa” a estes claros princípios escriturais dizendo que não “adoram” Maria ou santos, mas que, ao invés, somente “veneram” Maria e os santos. Usar uma palavra diferente não muda a essência do que está sendo feito. Uma definição de “venerar” é “olhar com respeito e reverência”. Em nenhum lugar da Bíblia a nós é dito para que reverenciemos qualquer um que não seja Deus, e apenas Deus. Não há nada de errado em respeitar estes cristãos cheios de fé que nos antecederam (veja Hebreus capítulo 11). Não há nada de errado em honrar Maria como a mãe terrena de Jesus. A Bíblia descreve Maria como “agraciada” do Senhor (Lucas 1:28). Ao mesmo tempo, não há qualquer instrução na Bíblia para que reverenciemos aqueles que já foram para o Céu. Devemos sim seguir o exemplo que deram, mas não adorá-los, reverenciá-los ou venerá-los, não isso!

    Quando forçados a admitir o que eles fazem, ou seja, adorar Maria, os católicos dizem que eles adoram a Deus através dela, louvando a maravilhosa criação que Deus fez. Maria, em suas mentes, é a mais bela e maravilhosa criação de Deus, e louvando-a, eles estão louvando seu Criador. Para os católicos, isto é o mesmo que elogiar um artista por meio do elogio a sua escultura ou pintura. O problema com isto é que Deus explicitamente ordena contra a adoração a Ele através das coisas criadas. Não devemos nos curvar e adorar qualquer semelhança do que há em cima nos céus nem embaixo na terra (Êxodo 20:4-5). Romanos 1:25 não poderia ser mais claro: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Sim, Deus criou coisas maravilhosas e surpreendentes. Sim, Maria era mulher piedosa, que é digna de nosso respeito. Não, absolutamente não devemos adorar a Deus de forma “indireta” ao louvarmos outras coisas (ou pessoas) que Ele criou. Fazê-lo é óbvia idolatria.

    A maioria dos católicos “venera” Maria e os santos orando a eles. Como demonstra o artigo seguinte, a oração a qualquer um que não seja apenas Deus é antibíblico - orar a santos e Maria. Se Maria e/ou os santos recebem orações, ou petições, isto é prática não-bíblica. A oração é um ato de adoração. Quando oramos a Deus, estamos admitindo que precisamos de Sua ajuda. Direcionar nossas orações a qualquer um que não seja Deus é roubar de Deus a glória que é somente Sua.

    ResponderExcluir
  8. Continuação ....


    Outra forma que os católicos têm de “venerar” Maria e os santos é criando estátuas e imagens deles. Muitos católicos usam imagens de Maria e/ou dos santos como “amuletos de boa sorte”. Qualquer leitura superficial da Bíblia irá revelar que esta prática é evidente idolatria (Êxodo 20:4-6; I Coríntios 12:12; I João 5:21). Rezar passando os dedos nas contas do rosário é idolatria. Acender velas perante uma estátua ou retrato de santos é idolatria. Enterrar uma estátua de José na esperança de vender sua casa (e outras incontáveis práticas católicas) é idolatria.

    A terminologia não é a questão. Se a prática é descrita como “adoração” ou “veneração”, ou qualquer outro termo, o problema é o mesmo. A qualquer momento que creditarmos algo que pertence a Deus a qualquer outro alguém, isto é idolatria. A Bíblia, em nenhum lugar, nos instrui para que reverenciemos, oremos, confiemos ou “idolatremos” qualquer um que não seja Deus. Devemos adorar somente a Deus. Glória, louvor e honra pertencem somente a Deus. Somente Deus é digno de “...receber glória, e honra, e poder...” (Apocalipse 4:11). Somente Deus é digno de receber nossa adoração, exaltação e louvor (Neemias 9:6; Apocalipse 15:4).

    ResponderExcluir
  9. ''Segunda carta de São Pedro -> capítulo 1 versículo 20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da escritura provem de interpretação particular''

    ResponderExcluir
  10. Pois é Luiz, muito bom ressaltar essa passagem! Deus te proteja!

    ResponderExcluir

Olá! Poste o seu comentário para fomentar a discussão... No entanto, evite palavras grosseiras ou expressões desafinadas! Seu comentário será moderado!