quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O demônio e as Regras de Santo Inácio de Loyola


Para qualquer cristão, o importante é se defender do inimigo de Deus, pois, como diz a palavra: "Sede sóbrios e vigilantes. O vosso Adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé!" (1Pd 5, 8-9a).
Pela necessidade de se proteger dos ataques malignos do encardido, segue algumas regras formuladas por Santo Inácio de Loyola, para o discernimento dos espíritos:

Regras Para Discernimento Dos Espíritos:

1. Àqueles que vão de pecado mortal em pecado mortal costuma, geralmente, o inimigo propor gozos aparentes e despertar-lhes na imaginação prazeres e desejos impuros, para mais os conservar e mergulhar em seus vícios e pecados. Ao contrário, o bom espírito causa-lhes remorsos e estímulos de consciência para os retirar de tão lastimoso estado.

2.Com aqueles que procuram intensamente purificar-se de seus pecados, e progredir no serviço de Deus, Nosso Senhor, dá-se o contrário do que foi dito na primeira Regra. Pois neles costuma o demônio suscitar perturbações de consciência, tristeza e desânimo, inquietando-os com falsas razões, para que não vão por diante na sua santificação.

12. O inimigo [...] mostra-se fraco contra o forte, e forte contra o fraco. [..] do mesmo modo costuma o nosso inimigo enfraquecer e fugir, se aquele que se exercita nas coisas espirituais lhe resiste varonilmente e se opõe diametralmente às suas sugestões; se, pelo contrário, aquele que se exercita, começa a ter medo e a perder a coragem em lhe resistir, não há fera no mundo mais terrível, que este inimigo da natureza humana.

14. Porta-se também o demônio como um general, quando quer apoderar-se duma fortaleza. Pois, à semelhança dum comandante ou chefe militar que, depois de assentar os arraiais, explora as fortificações e obras de defesa, para saber qual é a parte mais fraca, para começar por ela o ataque: assim o maligno espírito anda rondando em volta de nós para explorar as nossas virtudes teologais, cardeais e morais, a fim de começar por onde nos achar mais fraco, e nos render.

Leia as regras na integra em: http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/9179/Do-discernimento-dos-espiritos-%E2%80%93-Santo-Inacio-de-Loyola acesso em 21/12/11.

REFERÊNCIA:
FORTEA, José Antônio. SVMMA DAEMONICA, tratado de demonologia e manual de exorcistas. São Paulo: Palavra & Prece, 2010.

Um comentário:

  1. O objetivo do inimigo é nos afastar de Deus, seja nos iludindo com coisas boas ou nos atormentando com fantasmas que, muitas vezes, não existem. É preciso se manter vigilante para que não cair nessas ilusões e, para isso, a oração faz-se fundamental.
    As regras de Santo Inácio de Loyola chamam nossa atenção a alguns pontos mto importantes para nossa santificação.

    ResponderExcluir

Olá! Poste o seu comentário para fomentar a discussão... No entanto, evite palavras grosseiras ou expressões desafinadas! Seu comentário será moderado!