terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Introdução à Liturgia





mados irmãos e irmãs, é com grande honra e alegria que aceito o convite do meu amigo-irmão Ewerton Lopes para ajuntar-me a ele, mostrando a verdadeira vida comunitária cristã e suas dimensões a vocês, leitores. Particularmente, neste blog, conversaremos sobre a liturgia católica, seus elementos, as questões duvidosas desde pequenas confusões de nomes até as mais complexas questões encontradas na liturgia à luz da Bíblia e do Catecismo da Igreja Católica. Assim veremos que a liturgia nos educa, nos ensina, nos catequiza e mostra-se muito prática no nosso dia-a-dia como verdadeiros Cristãos.

Mas, o que realmente é liturgia? Hoje, nossa Igreja busca expor aos fiéis leigos¹ o máximo possível de informações e formações sobre a liturgia, através de palestras, seminários, congressos, grupos e equipes de liturgia em paróquias, até escolas litúrgicas. Tudo isso, pelo fato de nós termos perdido o sentido do valor simbólico na Igreja.

A ORIGEM DA PALAVRA

Toda palavra tem sua origem, algumas mais simples e diretas, outras difíceis e complexas. A palavra liturgia tem sua origem do Grego λειτουργία que é a junção de LEIT (λειτ de "laós" = povo) + URGIA (ουργία = trabalho, ofício). Assim entendemos que liturgia significa " SERVIÇO | TRABALHO DO POVO ".

A LITURGIA NAS RELIGIÕES

A liturgia não é propriedade da Igreja Católica. Na verdade ela já existe há milênios. Podemos notar isso na Bíblia, através das ordens e conselhos que Deus, durante a história da humanidade, dava aos homens para fazerem seus ritos de sacrifício, ação de graças, purificação, Benção, oração e manifestações de milagres e prodígios desde Adão e Eva, passando por Abraão, seus filhos, Moisés, até os apóstolos, chegando aos atuais ritos da Igreja.


Porém, em outras religiões existe a liturgia. Cada religião segue e executa suas liturgias, com seus símbolos próprios. Seja um padre católico, um monge budista, um rabino judeu, um babalaô da umbanda. Toda religião tem liturgia. Como liturgia é um oficio feito pelo povo, seu sentido se estende para fora dos muros religiosos chegando a nosso cotidiano. Folclore, dança,música, teatro tudo isso pode ser visto como liturgia fora ou não das religiões, claro que é necessário saber dividir quando se é de quando não é.

Particularmente, admiro e tomo com exemplo a vida do povo japonês que há muito tempo vivem em busca da harmonia através de atos rotineiros e executados com muito cuidado como um ritual. Isso também é liturgia.

LITURGIA CRISTÃ

Desde os apóstolos, Jesus os ensinava o valor dos símbolos e atos litúrgicos. O exemplo disso é o jeito como ele abordava cada um que encontrava, o jeito como fazia as coisas ao curar e manifestar milagres e prodígios. Havia ali um detalhismo explícito pelos evangelistas. Na santa ceia, que para nós católicos é a primeira missa, no sequencia que se segue desde lavar os pés de cada discípulo, até o modo de partir o pão e distribuí-lo com o vinho. Isso foi evoluindo a cada época com o costume e característica dos povos. Isto é tão real que até as primeiras Igrejas Protestantes como a Anglicana e a Luterana tem atividades litúrgicas semelhantes às da Igreja Católica, claro que muito modificadas e só aparentemente. ²A traição de Judas é manifestada na ultima ceia com uma quebra da regra litúrgica. Não se sabe qual realmente foi, apenas que foi uma quebra da regra litúrgica:

"E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair."(Mateus 26:23)

"Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão." (João 13:26)

LITURGIA CRISTÃ CATÓLICA

Nós católicos celebramos a liturgia de diversos modos, desde uma simples benção, a entrega de um sacramento, a reunião de alguns para rezar o terço, ler a Bíblia. Mas o ato litúrgico mais importante para nós católicos é a Santa Missa, pois é nela que temos o contato total com nosso Deus. A Santa Eucaristia é o tesouro mais valioso para nós católicos, é o sacramento dos sacramentos. A liturgia Católica parece complexa mas na verdade é diversa. Ela se manifesta através de cores,gestos, símbolos gráficos, em vestes e paramentos, altares, decoração, imagens, arquitetura dos templos, funções de cada pessoa nos ritos, etc.

VISÃO DO AUTOR

Para mim, a liturgia é a busca da perfeição, fazendo algum serviço com todo cuidado e dedicação, pensando em seus mínimos detalhes. Claro que se você faz algum serviço, o faz para alguém. Seja para si mesmo, para outra pessoa, para uma divindade. No caso de nós católicos, fazemos a liturgia para nosso único Deus e Senhor, Jesus Cristo. Claro que a celebramos por inteiro com os santos, os anjos, os pecadores, toda a criação que não cessa de louvar e agradecer a Deus, do nascer ao por do Sol.


OBSERVAÇÕES

1¹ - LEIGOS = São todos os católicos que mesmo sendo seguidores de cristos não fazem parte do Clero, como os Diáconos, Padres ou Bispos.
2² - Esta parte do texto é uma mera interpretação do autor. Não corresponde oficialmente à doutrina Litúrgico-Católica.

Um comentário:

  1. Parabéns Robinho, muito boa formação! Realmente, abriu mais meu pensamento sobre o que é liturgia!

    ResponderExcluir

Olá! Poste o seu comentário para fomentar a discussão... No entanto, evite palavras grosseiras ou expressões desafinadas! Seu comentário será moderado!