terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CATÓLICO E MAÇOM - (Catolicismo vs Seitas/Heresias)





Hoje a Maçonaria atrai muitos católicos, infelizmente, embora a Igreja proíba que nos tornemos maçons.

Com todo o respeito que devemos a cada pessoa, em face à sua opção, devemos contudo, lembrar aos que querem ser autenticamente católicos, que a filiação à Maçonaria é considerada pela Igreja Católica "pecado grave", já que as concepções de Deus e religião, assim como o processo de iniciação secreta imposto aos novos membros, não se coadunam com as noções do Cristianismo relativos a Deus e aos sacramentos, principalmente.

A Igreja tem uma posição oficial sobre o assunto, que foi feita pelo pronunciamento da Santa Sé em 26/11/1983, por ocasião da promulgação do atual Código de Direito Canônico pelo Papa João Paulo II.

Esta é a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé, que vem assinada pelo seu Prefeito, Cardeal Joseph Ratzinger (hoje Papa Bento XVI) e pelo Fr. Jérome Hamer, Secretário:

"Tem-se perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da Maçonaria pelo fato de que no novo Código de Direito Canônico, ela não vem expressamente mencionada como no código anterior.

Esta Sagrada Congregação quer responder que tal circunstância é devida a um critério redacional, seguido também quanto às outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas.

Permanece, portanto, imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e, por isto, permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas, estão em estado de pecado grave, e não podem aproximar´se da Sagrada Comunhão.

Não compete às autoridades eclesiásticas locais pronunciar-se sobre a natureza das associações maçônicas com um juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido, e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação de 17 de fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, pp. 240s).

O Sumo Pontífice João Paulo II, durante a audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a presente Declaração, definida em reunião ordinária desta Sagrada Congregação, e ordenou a sua publicação".
Roma, da Sede da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, 26 de novembro de 1983.


É importante notar que a Declaração da Santa Sé afirma que "estão em estado de pecado grave, e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão". Isto é muito sério para os católicos. E é a palavra oficial da Igreja sobre a questão! 

O número 386 da Revista "Pergunte e Responderemos", de autoria de D. Estevão Bittencourt, nas páginas 323 a 327, traz um elucidativo artigo sobre o assunto.

Neste artigo D. Estevão, de reconhecida seriedade e competência, teólogo renomado; afirma:

"A Maçonaria professa a concepção de Deus dita "deista", ou seja, a que a razão natural pode atingir;  admite "a religião na qual todos os homens estão de acordo, deixando a cada qual as suas opiniões particulares". Esta noção de Deus e de Religião é vaga e não condiz com o pensamente cristão, que reconhece Jesus Cristo e as grandes verdades por Ele reveladas".
"Além disto, tanto a Maçonaria Regular como a Irregular têm seu processo de iniciação secreta. Propõem o aperfeiçoamento ético do homem através da revelação de doutrinas reservadas a poucos e recebidas dos "grandes iniciados" do passado entre os quais alguns maçons colocam o próprio Jesus Cristo. Celebram também ritos de índole "secreta ou esotérica", que vão sendo manifestados e aplicados aos membros novatos à medida que progridem nos graus de iniciação.  Ora um tal processo de formação contrasta com o que o Cristianismo professa: este não conhece verdades nem ritos reservados a poucos; nada tem de oculto ou esotérico". 

Outra razão muito séria que D. Estevão levanta, para mostrar ao católico que não se faça maçom, é esta: 

"Ademais, quem se filia a uma sociedade secreta, não pode prever o que lhe acontecerá, o que se lhe pedirá ou imporá; não sabe se lhe será fácil guardar sua liberdade de opções pessoais. Embora tencione manter fidelidade a seus princípios íntimos, pode-se ver em encruzilhadas constrangedoras".

Por outro lado, é preciso lembrar aos católicos que a fé e a doutrina da Igreja é insuperável e completa: herdada dos profetas e dos Apóstolos; revelada por Deus; confirmada pela Tradição dos Santos Padres, Doutores e Santos; confessada pelo sangue dos mártires e guardada pelo Sagrado Magistério. Não é preciso buscar "coisas novas" para alimentar o espírito, uma vez que o próprio Senhor nos oferece a sua Palavra e o seu próprio Corpo na Eucaristia.

O Santo Padre nos outorgou o Catecismo da Igreja Católica, de riqueza inefável, capaz de nos preparar para cumprir aquilo que São Pedro nos pede: 

"Estai sempre prontos a responder para a vossa defesa a todo aquele que vos perguntar a razão da vossa esperança" (1Pe 3,15).

Antes de buscarmos "coisas novas", e perigosas para a nossa vida espiritual, ou que põem em risco a nossa própria salvação eterna, vamos antes aprender o que devemos, no seio sagrado e puro da nossa Santa Mãe Igreja.

Além do mais é preciso lembrar que a principal virtude do católico é a obediência à Santa Igreja, chamada pelo Papa João XXIII, de Mater et Magistra (Mãe e Mestra). 

Quem desejar compreender melhor as razões pelas quais a Igreja, como Mãe cautelosa, proíbe os seus filhos de se associarem às lojas maçônicas, poderá ler o livro do Bispo de Novo Hamburgo, D. Boaventura kloppenburg, Igreja Maçonaria, Ed. Vozes, 2a. Edição, 1995, ou ainda o livro do Bispo Auxiliar de Brasília, D.João Evangelista Martins Terra, sobre o mesmo assunto. 

Infelizmente, em desobediência à Igreja, alguns no passado, até mesmo do clero, se associaram à Maçonaria, no intuito, às vezes, de serem úteis à sociedade, mas isto nunca foi permitido pela Igreja.


Confira, a fim de conhecer ainda mais o universo dessa discussão, as confissões de um antigo maçon e perceba a relação contraditória dos ideais maçônicos em relação à doutrina de Jesus!


Deus os abençoe e proteja!

Abraço!



Créditos:
Bíblia Católica Boa Nova;
Livro: "Entrai pela porta Estreita" do Prof. Felipe Aquino

8 comentários:

  1. Lopes te admiro muito como pessoa e cristão, mas espero que o fato de eu participar desse meio nao influencie em nada. O que eu creio está escrito em meus olhos e em minha alma. É no Deus vivo dentro de mim e de todos os seus ensinamentos. Não acredito em seitas existam, entao nao acredito que a maçonaria seja uma delas. Mas mesmo estando nesse ambiente e posso dizer que meus ideais e minha fé nunca foi contestada ou desafiada. E sim sempre foi aclamada aos que escutam de minha boca que Nosso Senhor Jesus filho do nosso Criador é sangue do meu sangue e é pelos Seus ensinamentos que eu irei caminhar. Não é por entrar em associações ou seitas, como todos dizem, que Eu deixarei que seja manipulado. :d É disso que acredito meu amigo. :D Paz eBem

    ResponderExcluir
  2. "Já vi as maiores aberrações serem feitas 'em nome de Deus'"... Eu, particularmente, acredito que Deus está em mim, no meu coração, na minha mente... não aposto em religião, aposto na fé... tanto dos homens, quanto nos homens... cada um com seu jeito de ser, em prol de um bem comum

    ResponderExcluir
  3. Paz e bem, Henning! Grande abraço para vc meu amigo e irmão! Pois bem a fé em Jesus Salvador deve ser expressa acima de tudo! Associar-se à Igreja de Jesus é o melhor caminho para alcançar o céu! Nem todos os caminhos levam à Deus, nem toda a fé leva à Deus...

    ResponderExcluir
  4. O texto começa errado pelo título, pois a maçonaria não é uma seita. Tudo que é feito com portas fechas significa que não é para todos se entrometerem, assim como em nossas casas, quando conversamos de porta fecha com nossos pais é para que os vizinhos não se entrometam.
    Não quero polemica, mas sou filho de maçom e sei que existe maçons mais dignos do reino do céu do que padres que passam o dia dentro de uma batina. Desculpa se fui grosseiro! Respeito a opinião de todos!

    ResponderExcluir
  5. É bom lembrar que muitas destas mesmas aberrações que são vistas não aconteceram assim, como Ewerton publicou recentemente no Face, "Talvez não haja no [mundo] uma centena de pessoas que odeiem a Igreja Católica, mas há milhões de pessoas que odeiam o que erroneamente supõe o que seja a Igreja Católica! " (Arcebispo americano Fulton Shenn). É tbm com intuito de mostrar como as coisas aconteceram que este blog foi criado.

    A obra prova a verdadeira fé, e só se tem uma boa obra com bons exemplos, não se foge da religião quando se diz que é de Cristo. Lilo, em parte seus dizeres não estão errados, mas nos queremos mostrar que sem uma Doutrina, se perde logo o caminho, pq muitos dertupam facilmente os valores, alguns apenas para se sentirem menos culpados, entendo de certa forma sua revolta em não aceitar religiões, e sei que a culpa está naqueles que não a vivem direito, é para que estes e vc vivam melhor na fé e na religião que deve ser mostrado o caminho que aqui esta sendo descrito.

    ResponderExcluir
  6. Anonimo, sua opnião está sendo respeitada, não sei sobre você ou seu pai, sei que conheço mais pecados meus do de vocês dois juntos, o que estamos dizendo aqui é, 'se quer ser católico seja, mas seja conhecendo o que esta Igreja ensina, pq se vc não souber, sua fé não é católica, se você quer ser católico, existem coisas que vc não deve fazer, pelas quais deve se esfoçar'. Pq é por muitos não conheçerem o que a Igreja a qual eles dizem pertencer, que acabam vivendo uma fé que não é católica. Esta se passando o ensino, que é nossa obrigação, pq disse o Senhor: Meu pove se perde por falta de conhecimento.

    Não podemos dizer que somos melhores que seu pai. Nem vamos dizer isso, não somos juízes, carentemente somos pastores.

    Ninguem falou sobre desrespeito aqui, não acusamos seu pai.

    ResponderExcluir
  7. Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequire = "seguir") é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
    Usualmente conecta-se o termo à sua significação específica (stricto sensu) apenas religiosa, com o que por "seita" entende-se, a priori e de ordinário, imediatamente "seita religiosa". Porém, tal nexo causal não é imperativo, pois nem sempre uma seita está no domínio religioso. #Fonte: Wikipédia

    ResponderExcluir
  8. Caríssimos, realmente tocamos em assuntos q produzem certos cismas. Creio que a origem de todos os debates relativos às religiões vem do mal entender certos termos. O documento citado na postagem deixa explicito a visão da Fé Católica sobre a Maçonaria e suas associações:

    "Permanece, portanto, imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e, por isto, permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas, estão em estado de pecado grave, e não podem aproximar´se da Sagrada Comunhão."

    Em momento algum a Igreja usa de palavras de condenação contra a Maçonaria. Simplesmente afirma que seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e, por isto, permanece proibida a inscrição nelas. O assunto da questão levantada é: Se a Igreja proíbe o ingresso de católicos na Maçonaria, porque não respeitam isso. Deve-se escolher já que eus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina Católica. Só um péssimo católico não enxerga isso. É obvio que a Maçonaria e a Igreja Católica são as duas instituições que mais fizeram pelo mundo em seus avanços evolutivos. Existem muitos Maçons que são homens de caráter, benfeitores. Porém que se forem católicos deveriam escolher e respeitar a decisão da Igreja e não comungarem. É como na Igreja, aqui temos o trigo e o joio... Conheço Demolays, Maçons, Filhas de Jó e suas famílias... Há os verdadeiros que praticam o bem e prezam pela moral. Mas há o joio também. Agradeço a colaboração de todos e a auto-moderação nos comentários. Paz!

    ResponderExcluir

Olá! Poste o seu comentário para fomentar a discussão... No entanto, evite palavras grosseiras ou expressões desafinadas! Seu comentário será moderado!